1ª Oficina de Prevenção ao Câncer de Mama, em Iguape, atrai cerca de 40 pessoas

FormatFactoryDSC_0882

Cerca de 40 pessoas participaram da 1ª Oficina de Prevenção ao Câncer de Mama, realizada ontem (29), no antigo Sambão Rocha Mar. O evento contou com a presença do médico ginecologista, Romualdo Gama, da nutricionista Fabiana Liberato, da enfermeira Hèbora Cássia Silva e da fisioterapeuta Nelmara Ribeiro.

Durante a oficina, os presentes puderam tirar dúvidas sobre a doença e conhecer um pouco mais das suas causas e modos de prevenção.

Para a surpresa de muitos, o sedentarismo, excesso de peso, idade avançada e a ingestão de bebidas alcoólicas, foram destacados como alguns fatores de risco.

A importância de se realizar o auto-exame das mamas foi destacada por todos os palestrantes. De acordo com o doutor Romualdo Gama, apenas 20% das mulheres realizam o auto- exame.  “Esse exame deve ser realizado mensalmente, no 7º ou 8º dia após o início da menstruação”, afirma. “É importante lembrar a todas as mulheres que ele, não substitui a mamografia que deve ser feita com freqüência, para um diagnóstico mais conclusivo,” completa.

Os hábitos alimentares saudáveis, e os exercícios físicos também foram destacados como forma de prevenção à doença.

Segundo a diretora de saúde, Lígia Ferreira Museti, a importância de um evento como esse é imensa. “É muito satisfatório, poder instruir as pessoas sobre uma doença que se torna mais comum a cada dia”.

Emanuelle Garollo – Assessora de Comunicação – Prefeitura de Iguape