Aberta consulta pública para elaboração do Sistema Municipal de Juventude em Ilha Comprida

SIMJUVEAté o dia 20 de dezembro, a Coordenadoria Municipal da Juventude contribuições para a elaboração do Sistema Municipal de Juventude (SIMJUVE), uma ferramenta descentralizada e participativa, que vai organizar o planejamento, a implementação, o acompanhamento e a avaliação das ações, planos e programas que constituem as políticas públicas de juventude no município. A criação do SIMJUVE atende ao disposto no Art. 8º, do Capítulo IV, do Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE.

O SIMJUVE que será implantado em Ilha Comprida deve se constituir em uma forma de articulação e cooperação entre o Poder Público e a sociedade civil na promoção de políticas públicas de juventude integradas a outros sistemas estaduais, nacionais e políticas sociais.

Para participar, os jovens de Ilha Comprida devem acessar a página da Coordenadoria no facebook/juventudeilhacomprida, em seguida o grupo Sistema Municipal de Juventude de Ilha Comprida/SP e deixar ali a sua contribuição, opinando sobre o que o que não pode faltar no regulamento do SIMJUVE. “Do mesmo modo que ocorreu a nível federal, a partir dessas contribuições, vamos elaborar um anteprojeto de lei para o nosso Sistema Municipal de Juventude que será disponibilizado para consulta pública e novas contribuições. Em seguida, o documento deverá ser enviado pelo prefeito para a Câmara municipal, onde deve tramitar até a sua votação em plenário. Acreditamos que no retorno do recesso parlamentar isso aconteça”, explica o coordenador municipal da Juventude, Ricardo Aguiar.

Assim como o nacional, o SIMJUVE segue o modelo do Sistema Único de Saúde – SUS, talvez o sistema mais conhecido no Brasil, que não tem apenas um responsável e assim, os recursos e as responsabilidades, no que se refere em ações para jovens entre 15 e 29 anos, serão distribuídos entre os diversos órgãos da prefeitura.