Administração de Iguape inicia levantamento topográfico

Teve início nesta segunda-feira, 1º de abril, o trabalho de levantamento topográfico no Porto do Ribeira e Nova Iguape, no Rocio. Bairros contemplados na primeira etapa do Programa Cidade Legal, da Secretaria de Estado da Habitação, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Primeiramente é realizado coleta de dados, por empresa indicada pelo governo estadual. De posse desses dados, o Estado efetuará buscas de documentos em cartório, análise e diagnóstico, entre outras ações que contribuam para a outra etapa do processo de regularização que é a titulação e, por fim, o registro do imóvel.

“Com o levantamento topográfico dessas áreas e a situação regularizada poderemos levar infraestrutura, como saneamento, pavimentação das ruas e até área de lazer, para essas comunidades. É um antigo anseio da população, que há cerca de 20 anos esperam por essa solução e que em apenas três meses de gestão conseguimos dar início aos trabalhos. O resultado será benéfico para todos, pois além de elevar a autoestima dessas famílias, melhorará o desenvolvimento socioeconômico do município”, afirmou o prefeito Tony Ribeiro.

O Programa “Cidade Legal” foi criado em agosto de 2007 com o objetivo de implementar, agilizar e desburocratizar as ações e processos de regularizações fundiárias de núcleos habitacionais. A previsão para conclusão dessa primeira etapa do levantamento, nesses dois bairros, é de dois meses. Após esse procedimento a empresa entrega os dados ao Estado, que dará continuidade ao processo.