Após 42 dias de tratamento, pinguim chamado Pingo VIII foi devolvido ao mar

pingo8_283

Ilha Comprida- Após 42 dias de tratamento, hidratação, alimentação e monitoramento, o pinguim de Magalhães chamado Pingo VIII foi devolvido ao mar na tarde de terça-feira 4/11 pelos técnicos ambientais  Cristian Negrão e Benedito Morais (Tapico)  da Prefeitura da Ilha.  Seu reencontro com o mar emocionou os técnicos. “É maravilhoso e gratificante devolver um animal para seu habitat e ver seu reencontro com o mar “, descreveu Cristian.

O pinguim foi resgatado no dia 22 de setembro no Balneário Araçá pela equipe técnica ambiental da Prefeitura e integrantes das ONGS Amigos do Mar em parceria com a Ong Coati-Jureia. Os moradores do Araçá Adelício Cardoso e sua esposa Maria de Lourdes M. Cardoso avistaram o animal marinho na beira das dunas e acionaram o resgate.

No período de recuperação, o monitoramento do pinguim foi feito pela presidente da Ong Amigos do Mar, Kátia Elizabeth, com apoio dos técnicos ambientais. O resgate e a soltura do pinguim foram feitos com viatura especializada no transporte de animais marinhos da Ong Coati/Jureia/parceria com a Prefeitura da Ilha. O técnico ambiental Cristian Negrão acredita que o animal tenha se aproximado da região apenas para ‘descansar’, já que ele não estava debilitado e apresentava peso normal. “Nessa época do ano, eles pegam as correntes marinhas com águas mais quentes em busca de cardumes. A espécie é característica das costas da Argentina, Chile e Uruguai e, às vezes, eles seguem em direção ao norte do Brasil e param para descansar, pois aqui não é área de desova”, explica.

Quem encontrar animais e aves marinhos com problemas nas praias favor entrar em contato com os técnicos do município pelo telefone (13) 3842 7030 nos dias de semana e para o Corpo de Bombeiros 193 nos finais de semana.