Campanha de Vacinação contra o HPV (2ª dose)

Vacina-HPV

Meninas de 9 a 13 anos que tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV, deverão comparecer ao ESF Areia Branca (Rocio) para receber a segunda dose.

Para tomar a vacina, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identidade. Segundo o ministério da saúde, cada adolescente deverá tomar três doses da vacina para que a proteção seja eficaz.

Durante o período em que a campanha será realizada, a equipe do setor de Vigilância Epidemiológica irá a todas as escolas do município, para entregar termos de consentimento/termo de recusa. O objetivo é vacinar as alunas de 9 a 13 anos na própria escola. É muito importante que após receberem esse termo, os pais não deixem de assinar consentindo ou recusando, pois faz-se necessário saber quantas meninas serão vacinadas e quantas não receberão a dose da vacina.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais, ou de mãe para filho no momento do parto. De acordo com uma estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), 290 milhões de mulheres em todo o mundo são portadoras da doença.

Emanuelle Garollo – Assessoria de Comunicação/PMI