Cônsul geral do Japão visita Iguape

FormatFactoryDSC05519

Iguape recebeu ontem (31), a visita do cônsul geral, Noriteru Fukushima, do Consulado do Japão em São Paulo. Fukushima veio à Iguape, em razão das comemorações ao Centenário da Colonização japonesa no Brasil.

Durante sua passagem pelo município, o cônsul visitou as instalações da Casa da Criança Nova Esperança e a sede da Associação Cultural Nipo Brasileira de Iguape (ANBI), onde foi recebido por membros da comunidade japonesa.

O prefeito Tony Ribeiro, destacou a importância de Iguape fazer parte da história da colonização japonesa. “Isso com certeza é um marco para Iguape, o fato de a primeira colônia japonesa ter surgido aqui, possibilitou que ficássemos (o município) conhecidos nacionalmente”, afirma. “Nossa cidade abraçou a colônia japonesa e hoje eles já fazem parte do nosso município e da nossa história”, completa.  Tony recebeu de Noriteru Fukushima, um livro sobre a história do Japão e retribuiu com artesanatos típicos de Iguape.

A arquiteta e Diretora da divisão de Habitação e Desenvolvimento, Claudia Talib de Mello, aproveitou a visita do cônsul para apresentar o projeto elaborado por ela, de uma praça que em breve será construída no antigo porto, ao lado da concha acústica para homenagear os 100 anos da colonização japonesa no Brasil. Como Iguape, foi o berço dessa colonização, não poderia ser escolhido lugar melhor.

A primeira colônia japonesa implantada no Brasil, chamada de colônia Katsura, foi instalada no bairro do Jipovura, em 1932, cerca de cinco anos após a chegada do primeiro navio com imigrantes japoneses Kasato – Maru.

Emanuelle Garollo

Assessora de Comunicação – Prefeitura de Iguape