CRAS de Iguape promoveu oficina de panettone

crasii

Nos dias 5 e 12 de novembro o Centro de Convivência de Assistência Social (CRAS) de Iguape, promoveu uma oficina de panettone para as alunas de panificação do centro de convivência, com o objetivo de gerar uma fonte de renda extra para as participantes. A oficina foi dividida em duas turmas, no total cerca de 20 pessoas participaram.

De acordo com a professora responsável pela oficina, Elitelma Maria da Silva, foram utilizados para a fabricação dos panettones, 29kg de trigo, 5kg de uva passa e mais 10kg de frutas cristalizadas. “Essa quantia é o suficiente para a produção de 150 panettones, o valor para revenda varia, mas normalmente aconselho a vender por cerca de R$ 5,00 cada”, afirma.

O CRAS de Iguape oferece cerca de cinco oficinas, divididas em Oficinas de Inclusão Produtiva e Oficinas de Convivência e ainda realiza diversas ações com a comunidade. Entre as oficinas de inclusão produtiva, estão a de Panificação Artesanal, destinada aos beneficiários e usuários do CRAS, que ensina receitas básicas de pães, bolos, salgados e doces em geral, a de manicure, que ensina noções básicas de manicure e unhas decoradas e a de corte e costura, que conta com noções básicas do uso das máquinas de costura, modelagem, corte e costura.

As oficinas de convivência reúnem aulas de grafite, destinada a crianças e adolescentes beneficiários de programas socioassistenciais e usuários do Centro de Referência, teatro e ginástica e caminhada, que tem como objetivo promover o esporte e lazer.

Confira a lista de oficinas realizadas pelo CRAS de Iguape:

OFICINAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA:

Panificação Artesanal

Uma Oficina de geração de renda, destinada aos beneficiários e usuários do CRAS, que ensina as receitas básicas de Pães, Bolos, Salgados, e Doces em geral.

A Oficina é ministrada todas as terças feiras na parte da manhã das 8:30 ás 11:00 e na parte da tarde das 13:30 ás 17:00 horas.

Tem como objetivo: Capacitação Profissional, inclusão Social e Convivência, possibilitando atuação empreendedora e inclusão no mercado de trabalho.

 Manicure

Uma Oficina de geração de renda, destinada aos beneficiários e usuários do CRAS, que ensina noções básicas de manicure e unhas decoradas. Todas as segundas feiras de manhã das 8:30 ás 11:00 horas e à tarde das 13:30 ás 17:00 horas.

Tem como objetivo: Capacitação Profissional, inclusão Social e Convivência, possibilitando atuação empreendedora e inclusão no mercado de trabalho.

 Corte e Costura

Uma Oficina de geração de renda, destinada aos beneficiários e usuários do CRAS, que ensina noções básicas do uso das máquinas de costura, modelagem, corte e costura. Todas as Quartas e Sextas Feiras, na parte da manhã das 8:30 ás 11:00 horas e na parte da tarde das 13:30 ás 17:00 horas.

Tem como objetivo: Capacitação Profissional, inclusão Social e Convivência, possibilitando atuação empreendedora e inclusão no mercado de trabalho.

 OFICINAS DE CONVIVÊNCIA:

Grafite

Uma Oficina sociocultural, destinada a crianças e adolescentes beneficiários de programas socioassistenciais e usuários do Centro de Referência, onde é passado aos alunos noções básicas de desenho e grafite, são abordadas questões de cidadania, cultura e temas atuais voltados para a juventude.

A Oficina é ministrada todas as terças feiras com as crianças e todas as quintas feiras com os adolescentes, na parte da manhã das 8:30 ás 11:00 horas e na parte da tarde das 13:30 ás 17:00 horas.

Entre seus objetivos estão promover a integração dos jovens na comunidade, além de estimular sua criatividade e sua visão do mundo pela arte do grafite.

Teatro

Uma Oficina sociocultural, destinada a crianças, adolescentes e Idosos beneficiários de programas socioassistenciais e usuários deste Centro de Referência, onde são desenvolvidas atividades como, Jogos Teatrais, Audiovisual, Stop Motion (bonecos de massinha para modelar), Bonecos de pano, Animações e Teatro.

A Oficina é ministrada todas as Terças feiras com a Melhor Idade das 16:00 ás 18:00 horas, ás Segundas feiras com as crianças, as Quartas feiras com os adolescentes, na parte da manhã das 8:30 ás 11:00 horas e na parte da tarde das 13:30 ás 17:00 horas.

O objetivo é despertar o interesse pela arte e pela leitura além de contribuir para perda da timidez, desenvolver a comunicação e a capacidade de se expressar em público.

Ginástica e Caminhada

Uma Oficina de esporte e lazer, destinada aos idosos beneficiários e usuários deste Centro de Referência com perfil de idade maior de 60 anos, onde os idosos praticam caminhada e Ginástica Rítmica. Sempre as Segundas, Quartas e Sextas Feiras, a partir das 07:00 horas da manhã.

Emanuelle Garollo - Assessora de Comunicação – Prefeitura de Iguape