Festa do Bom Jesus recebe linhas turísticas e apoio do Estado

Linhas turísticas com ônibus double-deckers estarão em circulação na região de Iguape entre os dias 5 e 7 de agosto; Projeto estreou dia 20 em Campos do Jordão

Regional – A Festa do Bom Jesus de Iguape este ano receberá um apoio de R$ 100 mil do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo. As linhas turísticas do projeto Roda SP também estarão à disposição dos romeiros e turistas que estiverem na cidade no fim de semana dos dias cinco, seis e sete do próximo mês.

Os ônibus vão circular por Iguape e levar os turistas de lá para Ilha Comprida e Cananéia. Para usufruir do serviço, os ingressos podem ser comprados por R$10 no posto de informações turísticas de Iguape, que fica no Largo da Basílica, ou dentro do próprio veículo. Com uma só passagem, é possível subir e descer nos pontos quantas vezes quiser durante um dia inteiro.

Em Iguape, os pontos de parada serão o Mirante do Cristo/ Morro do Espia, a Fonte do Senhor e a Barra do Ribeira. Em Cananéia, o ônibus passa pelo Trapiche Municipal e o Centro Histórico. Já em Ilha Comprida, os ônibus, que serão double-decker, vão passar pelo Espaço Cultural Plínio Marcos e a Praia do Boqueirão do Norte.

A Festa – Conhecida como “Festa de Agosto”, o evento é considerado uma das maiores festas religiosas do Estado. Esse ano, segundo a prefeitura, a expectativa é de que cerca de 200 mil romeiros visitem o Santuário do Bom Jesus de Iguape para prestar suas homenagens ao protetor da cidade.

As novenas para o Bom Jesus começaram na última quinta-feira, dia 28, assim como a chegada dos fiéis, turistas e curiosos do Brasil inteiro que lotam a cidade. Muitos dos romeiros aproveitam o movimento para montar barracas pelo centro, vendendo comidas típicas, artesanatos, roupas e até mesmo jóias. Assim, para a população, a festa também é uma boa oportunidade para fazer compras e aquecer o comércio.

A última novena é nesta quinta-feira (dia 5), dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade, que também recebe uma procissão em sua homenagem. “Nesse dia, na madrugada, é impressionante a visão dos cavaleiros que vêm do Estado inteiro com velas nas mãos. E também vêm os motociclistas, que transformam o ar silencioso da cidade pacata que é Iguape” conta Ivana Carvalho, iguapense que mora em São Paulo, mas sempre retorna para a grande festa.

Sábado (dia 6), dia do Senhor Bom Jesus de Iguape, uma grande procissão, com o desfile da imagem do Bom Jesus pela cidade. A prefeitura de Iguape também organiza, na Praça da Basílica, apresentações musicais à noite a partir das 22h nos fins de semana de 29 e 30 de julho, e de 4 a 7 de agosto.

“A região do Vale do Ribeira precisa de todo o apoio que o Estado puder dar. A Festa de Agosto é, com certeza, o evento mais importante para quem mora lá, porque gera renda, movimenta o comercio e traz prestígio aos moradores. Esse ano, a presença do Roda SP trará um enorme diferencial aos turistas e devotos. Vai ficar para a história!”, comenta o Secretário de Turismo, Márcio França.

Rodando por SP – O Roda SP é sazonal, e vai estar em diversos circuitos turísticos do estado em períodos diferentes do ano. Até quinta-feira, 4 de agosto, os ônibus ficam no Circuito da Mantiqueira circulando pó Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, Monteiro Lobato e Pindamonhangaba. Depois da Festa em Iguape, retornam para Campos – mas dessa vez, fazendo roteiros por Pindamonhangaba, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena e Piquete, até o dia 18.

Também já está prevista a ida dos ônibus do Roda para os famosos rodeios de Barretos, entre os dias 22 e 28 agosto, e para as praias do Estado, no sol de Janeiro e Fevereiro.

Mara Guimarães, bibliotecária paulistana, foi uma das primeiras pessoas a experimentar o projeto, indo de Campos do Jordão para São Bento do Sapucaí junto com os sogros em julho. “O passeio foi muito bacana. Ônibus novinho, com motorista prudente e paciente. Fomos até São Bento do Sapucaí, e adoramos!”, conta.

 

 

Siga a Secretaria de Turismo no twitter! www.twitter.com/turismosp

Por Marina Dantas

mdguimaraes@sp.gov.br

marinadantasguimaraes@gmail.com

Cel.: 13 9153 1618
Tel.: 11 3709 1650