Iguape intensifica ações no Combate à Dengue

Relatório da Vigilância em Saúde, do município, registrou 105 notificações suspeitas e cinco casos foram confirmados por exames laboratoriais, até o momento.

Iguape já é considerado município infestado e o estado é de atenção, pois no ano de 2010 o município já vivenciou uma grande epidemia. Nas ações para eliminação e controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti a cidade tem a parceria da SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias.

O Departamento de Saúde conta com 74 agentes Comunitários de Saúde que realizam a orientação casa a casa, 01 agente de vetor que realiza os bloqueios, fiscaliza os pontos estratégicos e os imóveis especiais, como hotéis, escolas, clubes e parques, que já são monitorados mensalmente. A viabilidade da realização de um Processo Seletivo Emergencial para contratação de 07 agentes de vetores completará o quadro de funcionários para que as ações sejam fortalecidas.

Para estimular a conscientização e participação efetiva da população, a Prefeitura Municipal, por meio da Vigilância em Saúde, promove iniciativas como palestras nas escolas, orientação às lideranças religiosas e líderes comunitários para que adotem atitudes e práticas que contribuam para a redução da infestação por vetor no município.

Vale lembrar que devido ao alto calor deste período sempre ocorrem chuvas, principalmente no final do dia. A chuva vem para amenizar o calor, mas é  um fator que contribui muito para a criação de focos de larvas infectadas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e por se tratar de uma enfermidade endêmica, tem incidência em locais com temperaturas elevadas. A população precisa estar atenta, ter a consciência da gravidade do problema, que pode ser fatal e fazer a sua parte.