Iguape realiza Busca Ativa de Tuberculose

O intuito é descobrir novos casos, tratar a doença no município e sensibilizar a população sobre a gravidade o problema. A intensificação da Busca Ativa dos casos de Tuberculose teve início no dia 04/03 e segue até 17 de março de 2013.

Durante esse período, os munícipes que tiverem tosse há mais de duas semanas devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, para que o exame seja efetuado. A avaliação é feita através de interrogatório sobre a tosse, coleta de baciloscopia – que ajuda na identificação de sintomáticos respiratórios e auxilia na descoberta de novos casos. Se o resultado der positivo, o tratamento deverá ser iniciado imediatamente e dura em média seis meses, se for seguido à risca.

Falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa, principalmente à tarde, também são sintomas de Tuberculose.

A Tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo bacilo de Koch, que ataca principalmente o pulmão. É transmitida pelo ar, seja pela fala, tosse ou espirro. Para preveni-la, é necessário vacinar a criança recém-nascida com a BCG, que estimula a resistência natural do corpo contra uma infecção do bacilo virulento. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mata quase 5.000 de brasileiros por ano.

O Setor de Vigilância em Saúde do município fica na Rua dos Estudantes, nº 200 – centro e está à disposição esclarecimentos.