Ilha Comprida lança o Go Bike  e anuncia a escola municipal de Ciclismo

ciclismo_ilhaIMG_8344

 Ilha Comprida- Conhecido pela destreza, força e rapidez, o guepardo foi o animal escolhido pela designer e ciclista Mara Ventura para ilustrar o uniforme da equipe de ciclismo  Go Bike lançada na terça-feira 17/03 , no Espaço Cultural Plínio Marcos.  Junto com a entrega dos uniformes,  também foram anunciadas as aulas noturnas de ciclismo às terças e quintas para jovens e adultos e o lançamento – nas próximas semanas – da Escola Municipal de Ciclismo.

Presente no lançamento da equipe Go Bike, composta por ciclistas da Ilha e de Iguape, o prefeito Décio Ventura  falou sobre o projeto antigo de incentivar o ciclismo na Ilha. “Vocês fizeram acontecer. Já há mudanças. O esporte cresce na cidade e, hoje,  vejo turistas que trazem as bicicletas”, afirmou o prefeito que também elogiou  a união e o espírito de grupo dos ciclistas.  Décio disse que as aulas de Ciclismo têm a meta de consolidar o esporte na cidade. “Quando vocês estiverem pedalando, saibam que estarão incentivando  crianças e jovens a também iniciarem a atividade. Esse é nosso objetivo”.

Para Mara Ventura, a Go Bike representa a realização de um sonho que  começou quando decidiu participar do desafio Santos-Iguape e  contratou o professor Everton Henrique  para aulas particulares. Das aulas, descobriu que o ciclismo não era somente pedalar: “Trata- de um esporte que exige conhecimento e técnicas de postura,  respiração, ajuste da bicicleta ao corpo e treinamentos específicos.”  Nasceu , então,  o projeto Go Bike, como forma de compartilhar os conhecimentos.

O diretor da  Divisão de Esportes, Ricardo Ragni  destacou o ciclismo como esporte outdoor perfeito para a Ilha, suas trilhas e seus 74 km de praias. Para ele, além do esporte , o ciclismo também está relacionado à mobilidade urbana. Ricardo anunciou o breve início da escola municipal de ciclismo para jovens com idade entre 14 e 18 anos  que terão aulas à terças e quintas no contraturno escolar.

Atuando no setor há 18 anos, o professor Everton Henrique Ribeiro destacou o projeto da Ilha pelo pioneirismo de  contar com um profissional para acompanhar a equipe e fazer avaliações técnicas sobre o seu desempenho. Ele apontou os benefícios principais do ciclismo como o condicionamento físico, alívio do estresse e a socialização.

Ao receber o uniforme, o mascote da Go Bike, Lucas  Expedido, 14 anos,  contou que decidiu integrar a equipe quando  viu o grupo pedalando.  A ciclista  Laise Martins  destacou que o ciclismo a atrai  pela dinâmica do esporte que concilia paisagens , bem estar e saúde:“Já fui a várias academias, mas  me identifiquei com o ciclismo que é o ar livre. Só faltavam as orientações técnicas e isso agora já temos “, comemorou.  A ciclista  Ingrid Akrigda disse que é perfeita a combinação de esporte e natureza.  A ciclista Lucyenne Davies destacou a  sensação de liberdade deste esporte.

A Ilha concentra o tradicional Torneio de Verão de Ciclismo , competição nacional de velocidade com a presença de campeões ; o desafio Caiçara de Montain Bike, competição pelas trilhas da Ilha, além de pedais  diversos pelas trilhas da região.

INSCRIÇÕES ABERTAS – As inscrições ciclismo podem ser feitas de segunda a sexta, em horário comercial, na Divisão de Esportes , que atende no prédio da Prefeitura, na av. Beira Mar, 11.000, no balneário Meu Recanto. Há as opções das aulas noturnas para adultos na equipe Go Bike  e a Escola Municipal de Ciclismo para jovens com idade entre 14 e 18 anos.