Mel e creme de banana são novidades na merenda da Ilha

Ilha Comprida – Para promover o enriquecimento da merenda escolar com produtos nutritivos e saborosos, o Departamento Municipal de Educação da Ilha Comprida introduziu, em agosto, o mel e o creme de banana no cardápio. O setor também realizou teste de aceitabilidade das novidades com as crianças, com resultados positivos: 88% dos estudantes

aprovaram os novos componentes do cardápio.

A nutricionista Francini Carvalho Ventura afirmou que os dois produtos representam o enriquecimento alimentar da merenda escolar, com muito sabor. Entre os benefícios do mel, estão alívio nos sintomas e prevenção de gripe, tosse e resfriados. Também há estudos que evidenciam ser um bom auxiliar no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e até em tratamento de anemias.
Por ser rica em fibras, a banana, segundo a nutricionista, é ótima para o bom funcionamento do intestino. Por conter ferro, também auxilia no tratamento em casos de anemia; ajuda na digestão, e outros benefícios. Segundo ela, o creme de banana é uma preparação diferente e atrativa para tornar o cardápio mais saudável.

Com alto valor protéico, a merenda escolar dos estudantes da rede municipal da Ilha Comprida conta com refeições balanceadas com frangos, carnes, saladas, verduras e peixes. Os legumes são produzidos de forma orgânica na horta municipal. O Departamento de Educação também realiza avaliação nutricional de todos os estudantes para avaliação dos que apresentam sobrepeso e baixo peso para análise da situação de saúde e posterior tratamento.


Fonte: Depto. de Comunicação PMIC.