Operação Canal Limpo em Iguape

Com apoio da Prefeitura Municipal de Iguape foi realizada no dia 1º. de dezembro, a Operação Canal Limpo. Idealizada pelo empresário Nobuo Muramatsu, já falecido, a ação que envolveu moradores e entidades do Bairro Pontalzinho e Praia do Leste retirou do Mar Pequeno mais de duas toneladas de lixo.

O idealizador Nobuo Muramatsu, e que habitualmente praticava pesca esportiva na porção estuarina, entre o Bairro do Pontalzinho e a Praia do Leste em Iguape, ficava indignado com a situação que se encontravam as margens do estuário, cheias de lixo como sacolas plásticas, garrafas pets, chinelos, entre outros objetos.

Com uma ideia na cabeça e muita vontade de mudar aquela situação o empresário juntamente com a ACECAT – Associação Centro Caiçara de Atendimento Turístico, mobilizou os Moradores do Bairro Pontalzinho e adjacências e realizaram a primeira edição da Operação Canal Limpo em 2007. Total sucesso com a retirada de 1,5 toneladas de lixo do estuário, que foram destinados a Associação de Reciclagem local, e que teve repercussão na mídia local e regional.

Nos anos subsequentes a ação ganhou força e aumentou sua abrangência mobilizando cerca de 100 pessoas em sua última edição.

Anualmente vem se notando uma participação crescente do público mobilizado pela ação e comovidas pela ideia de fazer do planeta um ambiente mais equilibrado e com a consciência de que cada um deve fazer a sua parte, participando das ações e também propagando os ideais de educação ambiental.

Já se observa a mudança de comportamento na população e também dos turistas que frequentam o local ou utilizam os serviços de guias de pesca.

O saldo da ação deste ano foi de mais de 2 toneladas de lixo retiradas das margens do Mar Pequeno.