Para-atleta iguapense se destaca na Copa Brasil de Tênis de Mesa

O jovem Guilherme Aparecido de Andrade, de 15 anos, para-atleta de Tênis de Mesa de Iguape realizou neste final de semana (14 e 15/04) mais uma façanha conquistando medalhas para a cidade. Desta vez ficou em segundo lugar na Copa Brasil na cidade de Aracaju, Sergipe. A Prefeitura já definiu em Decreto Lei aprovado por unanimidade pela câmara dos Vereadores o aumento do repasse de verba para a Associação Cultural Nipo Brasileira de Iguape, entidade que administra as atividades da modalidade o que vai beneficiar não só o campeão para-atleta como todos os praticantes da cidade.

Guilherme Aparecido de Andrade estuda na Escola Estadual José Muniz Teixeira, em Iguape. É campeão brasileiro nas Paraolimpíadas Escolares 2011 na modalidade de Tênis de

Mesa de cadeira de roda e também coleciona outros troféus e conquistas, representando o município e a equipe da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Iguape. Entre suas principais vitórias estão as premiações na Olimpíada Escolar do Estado de São Paulo (campeão individual), igualmente campeão da Seletiva de Tênis de Mesa  Paraolímpico na cidade de Rio Claro (equipe), campeão brasileiro nas Paraolimpíadas Escolares 2011. Em setembro de 2010 ficou em segundo lugar no Campeonato Paulista, entre outros. No início do ano foi agraciado pelo Governo do Estado, recebendo das mãos do Governador Geraldo Alckimin a Bolsa Talento Esportivo, programa de incentivo do Governo do Estado para atletas de alto nível e estudantes com destaque em atividades esportivas.

Com a aprovação da Lei nº 2.119, de 30 de março de 2012 que aumenta o repasse para a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Iguape, não só Guilherme, mas também os outros atletas da modalidade de Tênis de Mesa iguapenses terão melhores condições para treinamentos e viagens para competições. “É premissa da política pública da Administração incentivar o esporte em todas as modalidades e categorias. Temos programas esportivos para todas as idades e temos em nossos parceiros a competência técnica para administrar os programas de treinamentos e organizar competições, sem contar com a formação de atletas de alto nível. A Associação Nipo Brasileira de Iguape não é diferente, mostrando-se ao longo dos anos uma entidade composta por abnegados e técnicos que só fazem valorizar o nome de Iguape por todo o Brasil”, disse a prefeita Maria Elizabeth Negrão Silva.

No último final de semana a Associação Nipo Brasileira levou o atleta Guilherme Andrade para Aracaju, capital de Sergipe e trouxe dois importantes títulos na bagagem. O jovem iguapense ficou em segundo lugar na categoria Absoluto (competindo com atletas normais) e em terceiro na categoria cadeirante classe 5 na 2ª Etapa da Copa Brasil de Tênis de Mesa.

A Associação Cultural Nipo Brasileira de Iguape, desde meados de 2008, fomenta o Tênis de Mesa desenvolvendo atletas e representando a cidade pelos quatro cantos do País. Guilherme é o destaque da Associação e está ranquiado como um dos três maiores atletas do Tênis de Mesa em sua categoria no País. Em maio viajará para Concórdia, Santa Catarina, para disputar a 3ª etapa da Copa Brasil.


Fonte: Assessoria de Comunicação PMI.