Prefeitura de Iguape investe em educação nutricional

Com o objetivo de valorizar a importância em estabelecer hábitos alimentares adequados, a Prefeitura de Iguape através de seu departamento de Educação contratou uma profissional da área de nutrição exclusivamente para desenvolver um cardápio nutricional adequado aos alunos de rede municipal de ensino.

O programa de educação e também reforço nutricional foi implantado em todas as unidades escolares da cidade, onde a nutricionista Rose de Brito visita todas as escolas, verifica e instrui não só a preparação dos pratos como também faz o acompanhamento dos alunos na hora da merenda. “Já faz mais de quatro meses que estamos desenvolvendo um menu variado rico em seu potencial alimentar e também que atenda o gosto das crianças. O que temos percebido é uma aceitação muito positiva, pois os alimentos além de serem de excelente qualidade também são preparados com muito carinho pelas nossas merendeiras”, ressaltou a nutricionista.

Para o diretor do Departamento de Educação da Prefeitura, Edson Pereira Ribeiro existe uma importância também educacional no programa de nutrição que vem sendo desenvolvido na cidade. “Além de melhoramos a qualidade alimentar que favorece o desenvolvimento físico e intelectual de nossas crianças estamos fazendo também um trabalho pedagógico. Nossos professores estão recebendo orientação da nutricionista para transmitir em sala de aula mensagens e orientações para que nossos alunos entendam a importância da alimentação saudável e, principalmente conscientizar este jovem cidadão para bons alimentares em toda a sua vida”, disse o diretor.

Para a prefeita e educadora Maria Elizabeth Negrão Silva o desafio de uma nutrição correta para a rede escolar era uma meta a ser alcançada a qualquer custo. “Sempre defendi a necessidade de um programa de educação alimentar. Agora nossa escola surge com um papel importante também na formação da boa saúde de nossas crianças, pois um bom alimento desenvolve e previne contra má formações e doenças, além é claro de contribuir na melhoria do rendimento intelectual. Sei que nossa população reivindicou um cardápio padrão para seus filhos. Estamos fazendo mais que isso, temos hoje no prato de nossos alunos alimentos saudáveis ricos e variados com todos os nutrientes adequados. Hoje nossas crianças comem peixe, ovos, carne, frutas, legumes e uma ampla variedade de produtos deliciosos”, destacou a prefeita.