Prefeitura prepara grande presente para a cidade

{phocagallery view=category|categoryid=26|limitstart=0|limitcount=7|pluginlink=0|type=1}

Iguape – Uma obra magnífica não só pela importância social, mas principalmente pelo que representará em termos de implemento de infraestrutura turística. Assim pode ser definida a ciclovia que está sendo construída na obra de Urbanização do Valo Grande, na entrada da cidade. O conjunto do trabalho que contemplará 2.045 metros da orla do Valo Grande vai envolver a complementação do asfaltamento da Avenida Eduardo Ébano Pereira, obras de drenagem, guias e sarjetas, ciclovia desde o portal de Iguape que recebe os veículos que vêm do sentido Curitiba e de São Paulo. A primeira fase que está em fase de execução vai da Marina próxima do Porto do Ribeira até a Rua Princesa Isabel, no antigo Porto da Balsa.
Os recursos vieram das verbas do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – repassados pelo governo do Estado. No total serão investidos mais de R$ 3 milhões em um complexo de obras que envolvem a construção de uma ciclovia

moderna e bem sinalizada, a recuperação paisagística das margens, a recuperação das calçadas (passeio público), e o recapeamento asfáltico de alguns trechos da Avenida Eduardo Ébano.
“Foi um empenho árduo que envolveu muitas reuniões com a comunidade e os órgãos ambientalistas da Região. Tudo foi muito bem planejado para que a obra não só contribua com a urbanização, mas também contemple as necessidades de conservação ambiental do local que vem sofrendo ao longo dos anos com a erosão do canal. Algumas árvores que não são nativas tiveram que ser retiradas, mas estamos cuidando para o plantio de outras. Serão em muito maior número e de espécies da nossa flora original o que garantirá beleza e mais pássaros para o local”, explicou a prefeita Maria Elizabeth Negrão Silva.
Com a conclusão da obra o trecho será o cartão de visita da cidade e caminho obrigatório para os turistas que vierem a Iguape e Ilha Comprida. “Será um trajeto agradabilíssimo, em meio a um visual esplendoroso de uma composição ímpar. O desenho arquitetônico da ciclovia e do calçadão, às margens do Valo Grande, com certeza será um convite para uma parada no local. Isto é por si só um ganho para a infraestrutura turística e mais um ponto de atração no nosso extenso leque de opções de passeio aos visitantes e moradores locais”, complementou a prefeita.
Atualmente as obras já se tornaram atrativo, pois toda a cidade comenta a imponência e a importância da ciclovia e vai acompanhar os trabalhos. “Será mais uma opção de espaço Saúde. Ali poderão ser organizados eventos de Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer. Tenho certeza de que no dia-a-dia centenas de pessoas estarão em família praticando a saudável rotina do ciclismo. O local é plano e a ciclovia será segura e bem sinalizada, com guias de proteção que a separarão da pista de tráfego de veículos”, disse a prefeita.