PRF ALERTA: CUIDADO COM MANUTENÇÕES NAS MÁQUINAS DE CARTÕES

A PRF alerta: muito cuidado com supostos técnicos dos bancos e empresas de cartões de crédito que querem atualizar tecnologias nos estabelecimentos comerciais. No último dia 07, foi apreendido pela PRF, com um homem de 33 anos, quatro leitores de cartões bancários adulterados, sendo que em seu interior havia um sistema de memorizava os dados dos cartões e das senhas digitadas.

Segundo levantamentos preliminares, ele geralmente se apresentava como técnico da empresa que fornece os equipamentos de leitura dos cartões. Sempre bem vestido e com crachá falsificado, muitas empresas deixavam que ele retirasse o leitor em uso e, a pretesto de atualizar a tecnologia, entregava um novo. Porém, o novo tinha o citado sistema de memorização de dados dos cartões e senhas, dados estes que eram enviados pela rede do próprio estabelecimento comercial, ou pela rede de telefonia móvel, aos estelionatários. De posse desses dados, eles produziam clones dos cartões, sendo que realizavam compras em grandes lojas ou pela internet.

Assim, a PRF alerta para que nenhum estabelecimento comercial permita a manutenção de seus leitores de cartões sem agendamento ou aviso da empresa que os mantém. Em suspeitando de alguém, anote, de forma discreta, o maior número de dados dele, especialmente a placa e características do veículo que está conduzindo. Logo após, entre em contato imediatamente com a Polícia. Nas rodovias federais, podem ligar para os telefones (13) 3821-1819, na Região do Vale do Ribeira, e 191, em todo o Brasil.