PRF INTENSIFICA USO DO BAFÔMETRO

Em 29 de janeiro de 2013 entrou em vigor a Resolução 432/13 do Conselho Nacional de Trânsito. A principal mudança foi a supressão da tolerância, que no caso do etilômetro era de 0,10 miligrama de álcool por litro de ar alveolar (dos pulmões), ou seja, agora o limite para ingestão de álcool antes de dirigir é zero, restando apenas a margem de erro do equipamento, que para quantidade de até 0,40 miligramas é de 0,04 miligramas. Assim, quem for flagrado com 0,05 miligrama de álcool por litro de ar alveolar já será autuado, já que a medição considerada, menos a margem de erro, será de 0,01 miligrama. Antes, o valor da medição realizada, para gerar autuação, teria que ser de pelo menos 0,15 miligrama.

Nas Unidades Operacionais de Registro e Barra Turvo, assim como ao longo de todo o trecho, em locais estratégicos, estão sendo feitos operações específicas a respeito. Somente este mês foram flagrados 05 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, sendo que 03 deles foram presos em flagrante. Mais de 600 testes de etilômetro foram realizados no mesmo período.

Nesses casos, a denúncia é muito bem-vinda. Para tanto, basta ligar para o telefone 191, em todo o Brasil, ou para o telefone (13) 3821-1819, na Região do Vale do Ribeira.