PRF realiza operação contra evasão de pedágio na Régis

prf058_15

No dia 19 de agosto de 2015, a PRF desencadeou uma operação conjunta com a Concessionária Autopista Régis para combater a evasão de pedágio. Em apenas três caminhões, todos do Estado de Santa Catarina, estavam registradas mais de 1800 evasões dos pedágios da Régis. Um deles, o recordista, contava com mais de 980 evasões. A operação ocorreu em Registro.

Por volta das 16:40, PRFs em serviço na Unidade Operacional de Registro, km 439 da Régis, foram informados por colaboradores da Concessionária Autopista Régis que um caminhão Mercedes Benz 1634 de cor branca e placas de Balneário Arroio da Silva/SC, ora conduzido por motorista de 31 anos, acabara de se evadir da Praça de Pedágio de Juquiá, km 426 da Régis, sem pagar o pedágio. Ele foi abordado minutos depois. Além da evasão de hoje, ainda haviam outras 190 evasões registradas só na Régis.

Já por volta das 22:15, a mesma equipe abordou o caminhão Scania R113 de cor branca e placas de Blumenau/SC, pois, além de se evadir sem pagar o pedágio de Miracatú/SP, km 370 da Régis, ainda tinha outras 659 evasões registradas.

Ainda às 22:15, os PRFs abordaram o caminhão Mercedes Benz Atego de cor branca e placas de Blumenau/SC. Ele também acabara de ser evadir da Praça de Pedágio de Miracatú, km 370 da Régis. O mais impressionante foi o número de vezes que este motorista fez a mesma coisa: 984 outras vezes.

Questionados, todos os motoristas admitiram que realmente preferiam fugir sem pagar o pedágio, apesar de a tarifa básica custar apenas R$ 2. A concessionária cobrou os quase R$ 18 mil de pedágios atrasados. Antes de prosseguir viagem, o caminhoneiros ainda foram multados pelos PRFs. Agora que estão identificados, os danos provocados às cancelas também serão cobrados judicialmente.

Além da evasão em si, que já é uma infração grave, a maioria destes motoristas evasores trafegam em alta velocidade nas praças de pedágio e danificam as cancelas, colocando em risco a vida dos colaboradores da concessionária e a dos usuários que estão ali parados ou passando.

Participaram desta ocorrência PRFs da Delegacia de Registro.