PRF realiza operação em trechos urbanos

NOTA A IMPRENSA 126_13 (1)

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2013, a PRF realizou operação nos trechos urbanos que a Rodovia Régis Bittencourt corta no Vale do Ribeira. Quatro veículos e uma habilitação foram apreendidos, um condutor alcoolizado e outros dois sem habilitação foram detidos. Além disso, um adolescente foi flagrado dirigindo.

No dia 10, por volta das 03:40, durante patrulhamento na altura do km 485 da Régis, trecho urbano de Cajati, PRFs observaram duas motocicletas, uma Honda CG125 Titan com placa de Sorocaba/SP e uma Kasinski Seta 125 com placa de São Bernardo do Campo/SP transitando com o faróis e lanternas traseiras apagados, colocando em risco as suas vidas e a dos demais condutores.

Após abordagem, contatou-se que os dois motociclistas, lavradores e moradores locais, não eram habilitados. Segundo eles, só andavam nos trechos urbanos e em estradas rurais, não sabendo que precisavam ter habilitação.

Assim, logo após o registro dos crimes de trânsito de Dirigir sem Habilitação, a dupla foi liberado para responder criminalmente em liberdade. Além disso, os PRFs aplicaram multa no valor de quase R$ 600,00 para cada um pela falta de habilitação e ainda apreenderam as motocicletas.

No dia 11, por volta das 21:00, PRFs foram acionados para atender um acidente de trânsito no km 480 da Régis, proximidades do trecho urbano de Jacupiranga/SP, no qual o condutor do caminhão VW 19.320 com placas de São Bernardo do Campo/SP, um motorista profissional de 43 anos, colidiu contra um poste de iluminação da passarela que há no local, danificando-o.

Ao entrevistar o condutor, constatou-se o motivo da colisão: ele estava notoriamente alcoolizado, pois além de olhos e rosto vermelhos, seu hálito exalava forte odor etílico (de álcool).

Assim, logo após o registro dos crimes de Dirigir Alcoolizado e de Danos ao Patrimônio Publico, o condutor foi liberado para responder criminalmente em liberdade. Foi colhida amostra de sangue para constatar a embriaguez. Além disso, os PRFs aplicaram multa no valor de quase R$ 2 mil pela embriaguez eapreenderam a habilitação e o caminhão. Ainda ele terá a habilitação suspensa por um ano.

No dia 11, por volta das 23:00, PRFs na altura do km 439 da Régis, trecho urbano de Registro, deram sinal de parada ao automóvel VW Gol com placas de Cajati/SP, sendo ignorado pelo condutor, que fugiu em alta velocidade. Porém, na altura do km 445 da Régis, o veículo foi alcançado e abordado pelos PRFs.

Em contato com o condutor, que não portava documentos, ele disse que tinha 18 anos e que seu colega tinha 19. Porém, após levantamentos, constatou-se que na verdade ele tinha somente 17 anos, não sendo, evidentemente, habilitado. O automóvel foi pego escondido de sua mãe.

Logo após o registro do ato infracional de Dirigir sem Habilitação, o adolescente foi colocado à disposição da Vara da Infância e Juventude de Registro. O automóvel foi apreendido.

Nestes tipos de ocorrência a denúncia é muito importante para aumentar a segurança na rodovia. Os telefones da PRF para contato são (13) 3821-1819, na Região do Vale do Ribeira, e 191, para todo o Brasil. Elas também podem ser feitas pessoalmente em qualquer uma das nossas Unidades Operacionais, diretamente aos PRFs em serviço.

 Participaram desta operação PRFs da 5ª Delegacia com sede em Registro/SP.