PRF REALIZA OPERAÇÃO NA DIVISA COM O PARANÁ

NOTA A IMPRENSA 109_13 (1)

Entre os dias 01 e 04 de outubro de 2013, a 5ª Delegacia desencadeou mais uma operação na divisa com o Estado do Paraná. Ao todo foram detidas três pessoas e foram apreendidos milhares de produtos importados ilegalmente. Além disso, um posto clandestino de combustíveis foi identificado e fechado.

No dia 01 de outubro, às 23:00, na altura do km 559 da Régis, município de Barra do Turvo/SP, durante patrulhamento, PRFs suspeitaram de um caminhão Scania T113 de cor azul que estava estacionado numa lanchonete, momento que decidiram abordá-lo. Na abordagem, um casal fugiu para uma residência próxima, não sendo mais encontrado, apesar das buscas.

Em contato com o motorista do caminhão, descobriu-se que no local o casal comercializada clandestinamente óleo combustível. O motorista do Scania acabara de abastecer mais de 200 litros de óleo diesel. Após buscas, num compartimento escondido dentro do estabelecimento, os PRFs não apenas encontraram um reservatório imenso de óleo diesel, mas uma bomba semelhante a encontrada em postos de gasolina. A área, que é preservada ambientalmente, estava toda contaminada por óleo diesel.

Assim, logo após o registro dos crimes contra a ordem tributária e ambiental, todos os equipamentos e óleo diesel foram apreendidos. Não foi possível medir a quantidade de óleo nos reservatórios, mas estima-se em 2 mil litros. O casal, apesar de ter fugido, foi identificado, sendo que responderá a inquérito pelos crimes ali verificados.

O casal, usando a mesma bomba que abastece os caminhões, retira o óleo combustível dos tanques dos caminhões de empresas, pois seus motoristas, sem o dono tomar conhecimento, o vende aos receptadores. Posteriormente, os receptadores revendem o óleo a outros motoristas, geralmente autônomos, donos de seus próprios caminhões. Com isso, motoristas autônomos e receptadores levam vantagem, em detrimento dos donos das transportadoras, dos postos de combustíveis legalmente estabelecidos e do meio ambiente.

 

No dia 04, às 09:00, PRFs em serviço na Unidade Operacional PRF Inspetor Sousa, km 525 da Régis, Barra do Turvo/SP, PRFs abordaram um ônibus de linha regular que vinha de Curitiba e ia para São Paulo. Ao vistoriarem o interior do veículo, os PRFs encontraram bolsas com diversos produtos vindos do Paraguai, todos pertencentes a uma passageira.

Ao todo foram apreendidos 1678 brinquedos que seriam comercializados em São Paulo, por conta das festividades do Dia das Crianças. Os brinquedos serão encaminhados à Alfândega de Santos e a passageira poderá responder criminalmente por Descaminho.

 

No mesmo dia, às 10:00, na mesma Unidade Operacional, PRFs abordaram o automóvel Honda CR-V com placas de São Paulo, onde estavam três homens. Ao vistoriarem o automóvel, os policiais encontraram diversas mercadorias importadas do Paraguai. Questionados, o trio confirmou que importou os produtos de maneira ilegal, já que não os declarou à Receita Federal.

Ao todo foram apreendidos 125 itens, entre calçados, bebidas, cremes hidratantes, perfumes e óculos. Os bens foram apreendidos e serão encaminhados à Alfândega de Santos, sendo que o trio poderá responder pelo crime de Descaminho.

 

Às 12:00 do dia 04, na mesma Unidade Operacional, PRFs abordaram um ônibus de linha regular que vinha de Curitiba e ia para São Paulo. Ao vistoriarem a bagagem de uma das passageiras, os PRFs encontraram 04 receptores de TV a cabo e 220 jogos para videogame, todos importados. Segundo apassageira, os produtos foram comprados no Paraguai, sendo que não foram declarados à Receita Federal.

Assim, logo após a apreensão dos produtos, que serão encaminhados à Alfândega de Santos, o passageira foi liberada, podendo responder pelo crime de Descaminho.

 

Participaram desta operação PRFs da 5ª Delegacia com sede em Registro/SP.