“Qual Ilha Comprida você quer ter?“ foi tema dos diálogos participativos do Plano Diretor do município

planodiretor2014

 

Ilha Comprida – Com o objetivo de construir coletivamente o Plano Diretor Estratégico da Ilha Comprida, a Prefeitura realizou na quinta-feira 18/12, na Câmara Municipal , e na sexta 19/12 na escola de Pedrinhas, os diálogos participativos com o tema “Qual Ilha Comprida você quer ter?”  No dia 18 pela manhã, houve oficina com os técnicos da Prefeitura que apresentaram suas sugestões para o plano diretor.

O prefeito Décio Ventura destacou a importância da população da Ilha tomar para si a tarefa de sugerir propostas para o plano diretor do município, principal instrumento de planejamento que vai nortear as diretrizes de desenvolvimento da Ilha. “Precisamos conhecer os sonhos de cada cidadão e tentar, por intermédio do trabalho de cada técnico e profissional da Prefeitura, transformar esse sonho em realidade”.

As oficinas de trabalho com a comunidade foram coordenadas pelas técnicas Bete França, Maria Teresa Fidelis e Mariana Guimarães, do Stúdio ZE. Nas próximas semanas, serão abertos canais de comunicação com a população para novas sugestões ao Plano Diretor que deverá estar finalizado no primeiro semestre de 2015.

“O Plano precisa ser fiel ao que as pessoas querem para a cidade. Ele é construído a partir das expectativas, sonhos e sugestões da população. É a compilação de todas as vontades em todas as áreas de interesse. O Plano vai regulamentar, oferecer as linhas de crescimento, de organização do espaço. Por isso, é tão importante a participação de todos”, explicou Bete França, especialista em planejamento urbano.

Lei federal obriga as cidades com mais de 20 mil habitantes a elaborarem seus planos diretores. A Ilha tem nove mil habitantes, mas é integrante da Área Especial de Interesse Turístico e, por isso, a elaboração do Plano Diretor também se torna obrigatória. Acompanhe os próximos passos do plano diretor no www.ilhacomprida.sp.gov.br