Revelando São Paulo – Vale do Ribeira promete ser o maior encontro regional de sua história

Em reuniões nos dias 22 e 23/03, respectivamente em Miracatu e Iguape, a comissão organizadora da equipe da Abaçaí Cultura e Arte ligada a Secretaria da Cultura do Estado São Paulo definiu a programação e a nova configuração para o IX Revelando São Paulo – Vale do Ribeira, que acontecerá em Iguape entre os dias 06 a 10 de junho, no Centro de Eventos.

A delegação da Abaçaí capitaneada pelo seu diretor de Cultural e idealizador do evento, Toninho Macedo foi recebida em Iguape pelo Diretor de Cultura, Turismo e Eventos, Carlos Alberto Jr. E equipe em reunião na Casa do Patrimônio com o envolvimento dos coordenadores das equipes de trabalho da organização do IX Revelando ficaram acertadas algumas

modificações e ampliações em relação as outras edições. Iguape irá ampliar a infraestrutura do Centro de Eventos incluindo rampas de acessibilidade para acolher um público previsto para mais de 60 mil pessoas nos cincos dias do evento. Serão 47 espaços para artesanato, 40 para culinária, além de, casa caiçara, Império do Divino, Capela, Espaço Quilombola, Espaço para Comunidade Indígena e Espaço para Cultura Cigana. Os alojamentos serão ampliados e divididos em comunidades para melhorar o acolhimento.

Dando ênfase a uma tradição do artesanato regional a Prefeitura de Iguape pretende incluir uma área que será denominada casa da cerâmica inserindo ali além da fabricação in loco de utensílios de barro, também a demonstração da queima com a colocação de um forno. “O Vale do Ribeira é a região paulista com a maior concentração de cerâmica utilitária e mostrar ao público todo o processo artesanal do ceramista faz parte das políticas da Abaçaí em promover a sustentabilidade cultural”, lembrou Toninho Macedo.

Outro ponto importante e marcante do Revelando São Paulo é a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A Santa saíra do santuário de Aparecida no dia 12 de maio às 10 horas e visitará 27 municípios ao longo de sua peregrinação até sua chegada a Iguape.

O encontro de Bandas e Fanfarras bem como a 11ª. apoteose de bandas terá como tema a natureza. Com uma iniciativa para uma reflexão sobre a questão da escassez de água no planeta, incluindo os temas relativos ao Rio Ribeira de Iguape. “Iguape vem num crescendo em sua vertente turística. Depois da conquista de nossa prefeita Maria Elizabeth Negrão Silva em 2009, quando enfim tivemos o reconhecimento e o tombamento oficial de nosso Patrimônio Histórico, o fluxo de turistas não parou mais de crescer. O ano de 2012 está sendo surpreendente, nosso carnaval teve um sucesso ainda maior, as pousadas e hotéis já estão com suas reservas praticamente esgotadas para a Semana Santa onde a nossa Via Sacra ao vivo se tornou referencia em todo o Brasil, por isso a expectativa para o Revelando São Paulo é de recorde de público”, ressaltou Carlos Alberto Jr, diretor de Cultura, Turismo e Eventos da Prefeitura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *