Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue

info.dengue

Começa nesta segunda-feira (23), a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue. De acordo com dados da Secretaria da Saúde, a situação epidemiológica no Estado de São Paulo, demonstra que neste ano, o mosquito Aedes aegypti e a circulação do vírus continuaram a ocorrer no inverno e na primavera, o que significa que a transmissão não foi interrompida nos meses de temperaturas mais baixas e de pouca chuva.

O Departamento de Saúde de Iguape, através do Setor de Vigilância Sanitária, irá reforçar durante toda a semana a importância da prevenção e os principais sintomas da doença. Agentes de controle de vetor já estão realizando palestras, para alunos do ensino fundamental, em diversas escolas.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Fique atento aos sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, prostração, falta de apetite e vermelhidão pelo corpo. Ao notar o aparecimento de qualquer um desses sintomas, procure imediatamente a Vigilância em Saúde do município, localizada na Av. Adhemar de Barros nº 1070, a equipe do Departamento de Saúde estará à disposição para esclarecimentos, bloqueio do foco do mosquito e notificação de casos suspeitos.

Emanuelle Garollo/Assessoria PMI