SENAI de Sorocaba faz visita técnica em Iguape

A visita aconteceu na tarde da quinta-feira, 31/01, no Palacete do Grupo Lima, que fica no centro histórico da cidade. O objetivo do encontro foi confirmar a parceria com a entidade e a continuidade do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios – POEAO, com programas de formação em Alvenaria, Carpintaria e Tratador de Metais da Área de Restauro, Cursos de Especialização e Formação de Agente Difusor de Educação Patrimonial, para o ano de 2013.

No plano de orientação apresentado pelo professor Julio Barros, destacam-se a qualificação, o aperfeiçoamento e a especialização profissional. De acordo com o coordenador do POEAO/Iguape, Emerson da Silva Santos, projeção de carreira, melhoria na conduta dos jovens, consciência de conservação, preservação histórica, cultural e da própria identidade, são alguns dos benefícios do projeto.

O diretor do SENAI “Gaspar Ricardo Júnior” de Sorocaba, professor Jocilei Oliveira, esclareceu que o município de Iguape pertence à unidade de Santos, no entanto, a unidade de Sorocaba é a única regional que oferece um núcleo de restauro e já é referência com 50 programas diferentes. Segundo ele, a construção civil é uma indústria em ascensão, principalmente na área de restauro patrimonial e que o objetivo dos cursos é dar às pessoas, além da capacitação e formação profissional, conhecimento, ocupação e geração de renda, condições de participar do processo de preservação e desenvolvimento da sociedade e contribuir com a história da cidade. “Nossa intenção é manter, ampliar e fortalecer esse trabalho; essa parceria com o município de Iguape”, afirmou Oliveira.

Por sua vez, o prefeito Tony Ribeiro, fez um breve resumo sobre a sua longa experiência como diretor regional da Secretaria de Estado do Trabalho, quando num período de 11 anos, conseguiu qualificar 11 mil trabalhadores no Vale do Ribeira e gerar mais de quatro mil empregos na região. O prefeito disse que entende a importância da preservação e por isso a proposta do SENAI vem de encontro com o seu plano de governo que é capacitar pessoas e gerar renda no município. “Esta parceria vem somar e é vital para a formação de mão de obra em Iguape, hoje detentora de grande acervo em tamanho e importância nacional”, enfatizou Tony.

O resultado desse encontro será a elaboração do convênio e planejamento dos recursos que serão necessários para a cidade. Estiveram presentes na reunião, representantes da administração municipal, dos departamentos de Cultura, Turismo e Eventos, ACIGUAPE, Rotary, Casa do Patrimônio e Conseg.

Fonte: PM Iguape

Foto – professor Julio Barros apresenta o programa