Sugestão de roteiro turístico para 3 dias

Primeiro dia

 

Pela manhã, não deixe de apreciar a paisagem do Mar Pequeno com suas ilhas de manguezais e de toda a cidade a partir do Mirante do Morro do Espia. O acesso é possível de carro ou a pé.

Depois siga de carro pela estrada sentido bairro Icapara e se o dia estiver muito quente, pare para tomar uma ducha ou nadar na piscina natural do Restaurante O Engenho (a penas 4 km do centro de Iguape). Este é um bom local para crianças.

A próxima parada pode ser na Toca do Bugio (apenas 5 km do centro de Iguape), desfrute de uma bela paisagem e experimente alguns petiscos caiçaras como o casadinho e bolinho de manjuba. O local também é bom para a pesca esportiva.

Este trecho do roteiro também pode ser realizado de bike, no CITUR é possível alugar bicicleta.

À tarde, visite o Centro Histórico, um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais do Estado de São Paulo, com suas ruas estreitas, casarões e igrejas construídos nos séculos XVIII e XIX. Não deixe de conhecer o Museu Histórico e Arqueológico de Iguape e também o Museu de Arte Sacra, este último localiza-se no interior da Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape. Para quem quer aprofundar o conhecimento sobre a história de Iguape, vale a pena contratar um monitor local.

No final da tarde não deixe de conhecer e fazer umas comprinhas no CITUR, loja da associação de artesãos de Iguape localizada na Orla do Mar Pequeno.

À noite vale mais uma visita ao Centro Histórico, de preferência a pé, e optar por um de seus barzinhos ou pizzaria, tomando “a fresca” nas mesas da parte de fora.

 

Segundo dia

 

Acorde cedo e siga para o bairro Barra do Ribeira, local onde o rio Ribeira de Iguape deságua no mar.

O acesso pode se dar de carro, ônibus ou mesmo de táxi (o preço é bem em conta), para chegar ao bairro é preciso atravessar o rio de balsa (a travessia ocorre a cada meia hora e é cobrada).

Conheça a Praia da Juréia com seus 18 km de extensão de águas limpas, onde  é possível banhar-se, surfar, pescar, observar aves e apreciar a vegetação de restinga ainda preservada. O bairro oferece opções de restaurantes e pousadas.

No retorno dê uma parada no Morro do Farol e aprecie a paisagem que inclui o Mar Pequeno, a ponta norte da Ilha Comprida e a Juréia ao fundo. O Morro do Farol está localizado na vila Pontalzinho, bem próximo do bairro Icapara, o acesso é fácil, mas é necessário pedir explicação para os moradores locais.

Uma boa opção para noite é conhecer mais de perto a cultura local, participe do baile de Fandango do grupo Sandália de Prata (Rua Tenente Acelino cunha n° 310 – Centro) que acontece sempre aos sábados, a partir das 22h00 ou da domingueira do Fandango do Rocio (Casa de Sr. Nélson – Rua Leonor Alice na Silva n° 122 – Rocio), a partir das 19h00.


Terceiro dia


Para este dia sugere-se duas opções:

 

Para quem gosta de caminhada em meio à mata, vale a pena percorrer a Trilha do Morro do Espia e conhecer árvores centenárias da Mata Atlântica. Esta trilha tem duração de aproximadamente duas horas, não é difícil, mas possui subidas e descidas. Vale lembrar que é imprescindível o acompanhamento de monitor local. Deve-se agendar o passeio com o monitor com antecedência.  É possível obter o contato de monitores neste site ou no CITUR

No retorno não deixe de experimentar o bolo de roda da Casa do Bolo de Roda, localizada no Centro Histórico na Rua Jeremias Júnior.


A outra opção é o Passeio de barco no Mar Pequeno (geralmente voadeira para até 5 pessoas)  que percorre os canais do manguezal e proporciona aos visitantes a observação de grande quantidade de aves como o guará, garça e biguá e de belos cenários como a vista dos morros de Iguape cobertos de mata. Para a realização deste passeio é necessário entrar em contato com as pousadas de pesca do município e agendar com antecedência.

 

Uma boa opção para o final deste dia é contemplar a bela paisagem do Valo Grande e Mar Pequeno da varanda do Bar do Ferro, localizado no bairro do Rocio próximo à passarela, e deliciar-se com as porções de siri mole e madiocalho que o local oferece.

 

 

Seja bem-vindo, você é o nosso convidado!