Via Sacra – 2009

Produção da Via Sacra ao vivo entra na fase final

Chega à fase final a produção da “Via Sacra ao Vivo – A Paixão de Cristo” que será apresentada nos dias 10 e 11 de abril, a partir das 21h30, na Praça da Basílica, em Iguape. Em sua 17ª edição, o grande espetáculo de emoção e fé é realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Paróquia Nossa Senhora das Neves e proprietários de imóveis do Centro Histórico.
  

O departamento de Cultura, Turismo, Esportes e Eventos da Prefeitura está providenciando a confecção das peças finais do figurino. O elenco, formado por cerca de cem atores e figurantes, participa dos últimos ensaios para a encenação, que este ano contará com novidades. Cenas novas foram incorporadas à apresentação, que agora também mostrará o nascimento de Jesus e passagens bíblicas referentes aos seus 12 anos de idade.
  

Com uma trilha sonora envolvente e utilização de efeitos visuais que criam uma ambientação mais realista, a encenação da Paixão de Cristo promete emocionar as milhares de pessoas esperadas para assistir o evento, que terá dez cenários montados na em espaços do jardim da praça e nas fachadas dos prédios históricos.  
  

O espetáculo, que faz parte do calendário de eventos do município, está sendo divulgado pela primeira vez em TV aberta, com veiculação de filme publicitário de 15 segundos, exibido a telespectadores da Baixada Santista e todo o Vale do Ribeira. 
  

O evento é realizado pela Prefeitura de Iguape, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Paróquia Nossa Senhora das Neves e Proprietários de Imóveis do Centro Histórico.
 

 

Comemoração da Semana Santa em Iguape segue a tradição

As tradicionais comemorações religiosas da Semana Santa em Iguape, promovidas pela igreja católica, que todos os anos reúne grande número de fiéis da cidade e visitantes, têm início no domingo, 5, às 10 horas, com a Bênção e Procissão de Ramos, em frente a Igreja de São Benedito. Às 19 horas acontece a Procissão de Transladação de Nossa Senhora das Dores para a Igreja de São Benedito. 
  

Na quarta-feira, 8, às 19 horas, é realizada a Procissão do Encontro. Duas procissões seguem simultaneamente, sendo que uma, levando a imagem de Nossa Senhora das Dores sai da Igreja de São Benedito e a outra, com a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, parte da Igreja da Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape. Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde funciona o Museu de Arte Sacra, acontece o encontro com rito de pregação. Após a pregação, os cortejos seguem juntos.
  

Na Quinta-feira, 9, às 19h30, acontece a Missa da Santa Ceia e o rito do Lava-pés, na Basílica do Bom Jesus. Após a celebração, os fiéis fazem a Vigília no local.
  

Na Sexta-feira Santa, 10, é realizada a Procissão com o Senhor Morto, um momento de grande comoção e demonstração de fé nas ruas do Centro Histórico, com a imagem do Senhor Bom Jesus Morto, imagem de Nossa Senhora das Dores e a participação de Verônica, personagem bíblica que torna público o sudário facial de Jesus a caminho do calvário. 
  

Sábado, a partir das 20 horas, acontece a Celebração da Vigília de Páscoa, com a Celebração da Luz, na Praça da Basílica, quando se inicia a comemoração da Ressurreição do Senhor. As cerimônias são um convite à alegria e à esperança. A benção do fogo novo é símbolo da luz, da fé, da unidade cristã que procede de Cristo. De acordo com a crença, é do Cristo que sai o fogo que ilumina e abrasa os corações.
  

O domingo de Páscoa é comemorado com missas no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape.
  

A Prefeitura Municipal de Iguape está trabalhando na limpeza do Centro Histórico, para recepção ao grande número de turistas que visitarão a cidade durante todo o feriado. A divisão de Trânsito da Prefeitura interditará diversas vias por onde seguirão as procissões e a Praça da Basílica, onde é encenada a Via Sacra ao Vivo.
 

 

Iguape também oferece atrativos naturais no feriadão

Além dos atrativos culturais e religiosos, durante o feriadão da Semana Santa em Iguape o visitante também pode ter contato direto com a natureza em um dos locais mais bonitos e preservados do litoral paulista. O paraíso ecológico Barra do Ribeira, à 18 km do centro de Iguape,  onde o Rio Ribeira deságua no oceano, possui atrativos como a praia da Juréia, Rio Suamirim e Rio Ribeira, locais ótimos para a pesca, prática do surfe e passeios de barco e caiaque. O lugar é a porta de entrada para o Costão da Juréia/ Estação Ecológica Juréia-Itatins. Na comunidade que ainda mantém raízes caiçaras, podem ser encontradas boas e aconchegantes pousadas e restaurantes com saborosos pratos da culinária local. O acesso se dá por uma estrada turística, recentemente asfaltada, e por travessia de ferry boat, de onde já se pode ter uma visão privilegiada das belezas da fauna e flora da Mata Atlântica.

 

* Material enviado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *