Vigilância Epidemiológica intensifica a busca de casos de Tuberculose em Iguape

folder_tuberculoseO setor de Vigilância Epidemiológica de Iguape realizará uma busca ativa de casos de tuberculose no município. O principal objetivo da campanha é identificar precocemente os sintomas da doença, facilitando o tratamento.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Liliane Castro, pessoas com tosse a mais de três semanas deverão procurar o setor de vigilância localizado na Rua: Adhemar de Barros, 1070 (Porto do Ribeira).

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Fique atento aos principais sintomas: cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando- se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza e prostração.

A TUBERCULOSE É CONTAGIOSA E PODE MATAR CASO NÃO SEJA DIAGNOSTICADA A TEMPO

Emanuelle Garollo – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Iguape