X Revelando São Paulo Vale do Ribeira

Comemorando 10 anos, o festival conta com manifestações culturais, artesanato e culinária tradicionais de 90 municípios do Estado de São Paulo e novos espaços

Fandango, noite de São João, cortejo do Boi Tata, romaria fluvial, encontro de bandas e fanfarras, artesanato e pratos tradicionais da culinária paulistana estão na programação da 10ª edição do Revelando São Paulo Vale do Ribeira, que acontece de 29 de maio a 2 de junho, no Centro de Eventos Prefeito Casemiro Teixeira, em Iguape, pelo oitavo ano consecutivo.
 
Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Iguape, o evento apresenta importantes registros das culturas tradicionais de 90 cidades.
 
Nesta edição comemorativa, a programação apresenta como destaque a romaria fluvial, com a participação dos barcos das comunidades caiçaras; a Vila de Iguape, um novo espaço dentro do centro cultural com o artesanato e a lavra de uma Uba ( canoa de um tronco só). Além do espaço indígena que vem com uma proposta ampliada e a participação de sete comunidades.
 
São esperadas mais de 100 apresentações artísticas e musicais durante o evento. Na quarta e quinta feira, o encontro de bandas e fanfarras reunirá cerca de 30 corporações. Na quinta feira, também se apresentam violeiros e grupos cosmopolitas. Sexta-feira (dia 31) a programação conta com Fandango,  e  partir das 19h, acontece o 9º Fogaréus (Cortejo com fifós), pelas ruas da cidade, dirigindo-se ao Centro de Eventos onde será acesa a Fogueira para a 10ª noite de São João, com a apresentação do tradicional “Fandango Sandália de Prata” e a Quadrilha Joaninda de Iguape.
 
No sábado (dia 1º), às 9h, a romaria fluvial “Dádivas das Águas” celebrará os bens naturais, culturais e espirituais da região e do Lagamar, passando por vários portos. No domingo (dia 2), a partir das 10h, acontece o 10º Encontro do Divino, apresentando o Grande Cortejo Sacro com a participação de Congos e Moçambiques. O encontro sairá da Igreja Nossa Senhora do Rosário passando pela Basílica do Senhor Bom Jesus e seguindo para o Centro de Eventos. Às 16h, acontece a despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que segue para o Santuário Nacional.
 
O Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações culturais, produzidas em diferentes regiões do Estado. Produzido pela Abaçai Cultura e Arte, proporciona aos visitantes uma inesquecível vivência com a diversidade da cultura popular tradicional.
 
Diariamente, das 9h às 21h, com toda a programação gratuita, os municípios trarão o colorido, a beleza, aromas e sabores das culturas tropeira, caiçara e caipira. São bordados, cestos de palha, bonecas de pano, panelas de barro, o cafezinho caipira, a broa de milho feita no fogão a lenha, tainha assada, a moqueca de manjuba, feijão tropeiro e o bolo de roda, entre outras iguarias gastronômicas e artefatos artesanais, distribuídos em espaços de artesanato tradicional e espaços de culinária regional. 
 
   
Serviço:
10º Revelando São Paulo – Edição VALE DO RIBEIRA 2013
de 29 de maio a 2 de junho, no Centro de Eventos “Pref. Casemiro Teixeira” , Iguape – SP
Entrada Franca
 
Informações para a Imprensa
Assessoria de Imprensa Abaçai Cultura e Arte
Diego Dionísio (11) 99688-8412
Rosane Storto (11) 99606-7058
 
Prefeitura de Iguape -Estância Balneária e Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico do Brasil
Lucyenne Davies (13) 9797-8610

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *